Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Aparelho Lingual
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Ortodontia
Curiosidades: Saliva
A saliva é um fluído ligeiramente alcalino, transparente e viscoso produzido principalmente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, mantem a boca e os lábios constantemente umedecidos funcionando, dessa forma, como lubrificante. Participa no processo de digestão e facilita a deglutição dos alimentos.

Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal, do epitélio gastrointestinal e da orofaringe. Além de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem função de destaque no controle da quantidade de água do organismo. Quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede.

A saliva é produzida pelas glândulas salivares e no processo de mastigação dos alimentos, a quantidade de saliva aumenta, umedecendo, assim, o bolo alimentar facilitando a deglutição e favorecendo a passagem do alimento pelas vias digestivas. Apesar de possuir elevado teor de água (99,42%), a saliva também é composta por componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio. Além desses elementos, na saliva também estão presentes substâncias orgânicas, tais como enzimas, proteínas, glicose e ureia.

A cada minuto se expele aproximadamente 0,5 ml de saliva, a produção de saliva no ser humano varia de um a um litro e meio por dia, durante o sono também produzimos saliva, porém sua produção é mais escassa enquanto dormimos. A saliva desempenha um papel importante na manutenção dos tecidos bucais, exerce um efeito de limpeza arrastando substâncias alimentares e micro-organismos patogênicos que se não fossem removidos, contribuiriam com o surgimento de cáries dentais, infecções e deterioração dos tecidos. Além disso, ela também possui enzimas proteolíticas e anticorpos proteicos que destroem as bactérias bucais.

Quando a quantidade de saliva não é suficiente o mais comum é o paciente apresentar dificuldade para deglutir, ardência gengival, lábios secos, sentir alimentos aderidos ao dente ao final das refeições e a língua com muita saburra. A saburra corresponde ao acúmulo de placa bacteriana na região posterior da língua. Esta placa pode ter coloração esbranquiçada, amarela ou marrom.

A baixa produção de saliva pode ocorrer em diferentes circunstâncias tais como situações de stress, uso de determinados medicamentos como antidepressivos, antihipertensivos e antihistamínicos, alterações hormonais, alterações de glândulas salivares, radioterapia de cabeça e pescoço e diabetes, entre outras doenças sistêmicas.
Dental Gutierre


Curiosidades: bichectomia

Quando devo trocar minha escova de dente?

Preenchimento gengival

Cirurgia de Amígdalas

Curiosidades: Palito de Dente

Mau Hálito incomoda? Descubra os Mitos e Verdades

Todos os dentes de leite caem?

Zika vírus presente na saliva! Seria o fim do beijo na boca?

Desodorantes antitranspirantes podem causar mau hálito?

Por que as aftas se formam?

Porque alguns dentes se movem?

Proposta revoga uso obrigatório de flúor na água tratada

A Mordida errada em crianças, é possível tratar

10 imagens feitas com microscópio eletrônico em dentes, escovas e fio dental

Curiosidade: ruivos sentem mais dor de dente e tem mais medo de dentista

Gêmeas nascem com dentes e surpreendem médicos

Todos temos que remover os sisos, antes mesmo que eles nasçam?

Tratamento ortodôntico em Adultos também é possível

Durante o tratamento ortodôntico pode-se mastigar todo o tipo de alimento?

Como fazer uma boa higiene bucal?

Pouca saliva faz aumentar número de cáries?

É exagero ir no dentista com frequência?

Mau hálito é problema de estômago?

Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, não devo me preocupar com ele?

Chupeta faz mal para a dentição das crianças?

A erosão ácida retira a proteção do esmalte do dente?

O aparelho ortodôntico causa dor?

Chá-verde escurece os dentes?

Chupeta: bandida ou mocinha?

Tomar refrigerantes escurece os dentes?
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Aparelhos dentais
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Dr. Plínio de Moraes