Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Aparelho Lingual
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Ortodontia
Zika vírus presente na saliva! Seria o fim do beijo na boca?
foto divulgação
Encontrado de forma ativa na saliva, o zika vírus gera dúvidas, mas especialistas garantem que o beijo na boca ainda está liberado

No início do mês de fevereiro, a Fundação Oswaldo Cruz confirmou o que muitos temiam, o zika vírus está presente de forma ativa, ou seja, com potencial para infecção, na urina e na saliva dos seres humanos. Com base nisso, uma dúvida paira no ar; esse vírus pode ser transmitido através do beijo ou do compartilhamento de objetos pessoais como escova de dente e talheres?

Apesar de esse resultado ter sido obtido através de amostrar de pacientes com o vírus da zika e testes realizados em condições artificiais controladas, onde células humanas cultivadas em placas foram expostas às partículas virais isoladas dos fluídos, Rafael Nobrega Stipp, professor de Microbiologia da FOP-UNICAMP, acredita que ainda não há motivos para alardes, do contrário, a situação estaria caótica.

É provável que a via de transmissão seguida do sucesso da infecção pela troca de saliva não aconteça ou aconteça de forma rara, pois, se acontecesse rotineiramente, estaríamos experimentando uma epidemia ainda maior”, diz o especialista

“A transmissão (passagem das partículas) pode ocorrer dependendo da quantidade de fluído trocado, mas o sucesso do vírus em infectar de fato e causar a doença na pessoa receptora é dependente de inúmeros fatores. É provável que a via de transmissão seguida do sucesso da infecção pela troca de saliva não aconteça ou aconteça de forma rara, pois, se acontecesse rotineiramente, estaríamos experimentando uma epidemia ainda maior”, diz Rafael.

É bom evitar

Apesar da falta de resultados que comprovem a contaminação pela saliva, medidas de prevenção já podem ser tomadas. O Ministério da Saúde recomenda que hábitos de higiene como lavar sempre as mãos e usar álcool gel devem ser redobrados.

“Além das recomendações usuais, baseado nessa nova descoberta, tem-se recomendado que pessoas com sistema imunológico debilitado e grávidas evitem o compartilhamento de copos, talheres e outros utensílios de ordem pessoal, por precaução”, diz o especialista.

O MS também recomenda que as gestantes evitem aglomerações. Os mesmos cuidados devem ser tomados pelas pessoas quem convivem com mulheres grávidas.

Mas e quanto ao beijo, é melhor evitar também? Segundo o Ministério da Saúde, entre as medidas de prevenção não está o boicote aos beijos na boca! Ufa!

Dentes e boca a salvos!

Ainda também não há evidências que a pessoa infectada com o zika vírus possa desenvolver doenças bucais como a cárie ou as doenças periodontais. “Tanto a cárie como as doenças periodontais são causadas por infeções bacterianas em condições específicas de má higiene bucal”, diz Rafael que destaca que a higiene bucal deve ser diária e eficiente independente da presença do zika vírus.

“Não temos estudos que indiquem se a escovação dos dentes e/ou o uso de enxaguantes bucais irão interferir na capacidade de transmissão e infecção do vírus presente na saliva. Muitos dos produtos destinados à higiene bucal possuem compostos com ação anti-microbiana que podem, teoricamente, afetar as partículas virais. A pessoa infectada pelo zika vírus deve manter a boa higiene bucal e, na presença de doenças bucais, procurar o dentista”, alerta Rafael.
Colgate


Curiosidades: bichectomia

Quando devo trocar minha escova de dente?

Preenchimento gengival

Cirurgia de Amígdalas

Curiosidades: Palito de Dente

Curiosidades: Saliva

Mau Hálito incomoda? Descubra os Mitos e Verdades

Todos os dentes de leite caem?

Desodorantes antitranspirantes podem causar mau hálito?

Por que as aftas se formam?

Porque alguns dentes se movem?

Proposta revoga uso obrigatório de flúor na água tratada

A Mordida errada em crianças, é possível tratar

10 imagens feitas com microscópio eletrônico em dentes, escovas e fio dental

Curiosidade: ruivos sentem mais dor de dente e tem mais medo de dentista

Gêmeas nascem com dentes e surpreendem médicos

Todos temos que remover os sisos, antes mesmo que eles nasçam?

Tratamento ortodôntico em Adultos também é possível

Durante o tratamento ortodôntico pode-se mastigar todo o tipo de alimento?

Como fazer uma boa higiene bucal?

Pouca saliva faz aumentar número de cáries?

É exagero ir no dentista com frequência?

Mau hálito é problema de estômago?

Se o dente de leite do meu filho não cair sozinho, não devo me preocupar com ele?

Chupeta faz mal para a dentição das crianças?

A erosão ácida retira a proteção do esmalte do dente?

O aparelho ortodôntico causa dor?

Chá-verde escurece os dentes?

Chupeta: bandida ou mocinha?

Tomar refrigerantes escurece os dentes?
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Aparelhos dentais
Instituto Plínio Antônio de Moraes - Uberlândia - Dr. Plínio de Moraes